Ciência Viva no Laboratório acolheu 590 alunos em 253 estágios

Edição 2023 do programa de estágios criado pela Ciência Viva envolveu 590 alunos, que trabalharam durante o verão nos principais centros de investigação científica nacionais.

Lançamento do Ciência Viva no Laboratório no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra.

A 27.ª edição do Ciência Viva no Laboratório voltou a atrair jovens alunos às principais instituições científicas portuguesas e a proporcionar-lhes experiências de investigação em contexto real, acompanhadas de perto por cientistas.

O programa de Ocupação Científica de Jovens nas Férias, dirigido a estudantes do 9.º ano do ensino básico e a estudantes do ensino secundário e ensino profissional, envolveu, entre junho e setembro de 2023, 590 estudantes, que foram acolhidos nos 253 estágios abertos em 66 centros de investigação.

Estágios de verão em colaboração com comunidade científica

Os participantes em 2023 juntam-se aos cerca de 19 mil alunos que já realizaram estes estágios ao longo de 26 anos. O Ciência Viva no Laboratório é um dos principais programas da Ciência Viva, organizado em colaboração com a comunidade científica desde 1997.

As unidades de investigação são convidadas a apresentar propostas de estágios nos seus laboratórios para jovens, ajudando-os a orientar o seu futuro académico e profissional.

Da investigação sobre o cancro aos novos desafios da biologia, da robótica e inteligência artificial às dinâmicas sociais, os temas são variados e os locais de norte a sul do país. Em alguns casos é proporcionado alojamento para alunos de outras regiões, que têm assim a oportunidade de ficar a conhecer institutos e laboratórios de investigação longe da sua área de residência.

Mais sobre o programa do Ciência Viva no Laboratório 2023